quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura e Espaços Públicos


A maioria das pessoas deveria rever seu conceito a respeito da "periferia", dos espaços públicos,lugares aonde se cria o conhecimento,aonde as ONGS atuam,aonde as pessoas simples,de pouco poder aquisitivo vivem.Devemos ser capazes de ultrapassar os limites da escola: aonde há troca do conhecimento científico com o conhecimento popular.Através dos atores populares,de uma Folia de Reis,por exemplo,há uma enriquecedora cultura artística popular.
Nosso país é imenso e tem muita riqueza cultural.Mas,sabemos que se a mídia marginalizar uma forma de expressão,cito como exemplo o Funk ,que é tratado com preconceito pelas pessoas e pela imprensa,ele sempre ficará na marginalidade.Fica me perguntando sempre:-Aonde se dá o saber? Só nas Universidades? Será que o tocador de viola,o tocador do berimbau,o tocador do tambor,não serão formas de cultura?Acredito que devemos mudar nossos critérios e aceitar que há muita cultura no meio do povo,nos espaços da periferia também se faz e se vive a cultura.
Então para mim,CULTURA é o saber do povo,o saber popular,é a pessoa manifestar-se em diversas áreas,produzindo conhecimento.