quinta-feira, 28 de maio de 2009

Território e Periferia


Participando do curso:Cultura Urbana e Educação,meu envolvimento me fez recordar quando certo dia,nos anos 70, meu saudoso pai e eu nos dirigimos a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, para ver se conseguiríamos interromper o corte de árvores que estavam realizando em frente da Estação Ferroviária.Acredito que naquele ano estávamos realizando um ato de cidadania.Nosso território estava sendo ameaçado,estavam mudando nossa paisagem,nossa história estava sendo cortada. Quando eu fui estudante,no meu tempo ,não se falava em Ecologia. Como então tive aquela vontade de querer ter árvores em minha cidade? Através do curso,vendo as favelas fazendo Projetos,implantando através de parcerias a Cultura ,a Educação nos corações dos seus residentes,senti que temos que repensar a escola.Há muita vida na favela,muita cultura,muito envolvimento. Aprendi que há muita vida na periferia.Tem muita gente boa se envolvendo , aprendendo a ser,conviver e fazer.

2 comentários:

  1. Temos q repensar toda a sociedade. Ela está doente. Precisa q nós membros dessa sociedade façamos cada um a nossa parte. Temos q começar tudo em nossas próprias vidas. Isto deve ser um processo permanente, temos todos q nos envolver, sem dinstinção de qualquer natureza. É URGENTE q tomemos uma atitude JÁ!!!
    Adolfo J.P.Almeida
    adolfojpalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosi...
    Me emocionei com o seu texto. Realmente vc e seu pai se mostraram cidadões conscientes e sensíveis. Pois, só sendo sensível, nessa década de 70, para se preocupar com a natureza. Pois a preocupação com o meio ambiente não existia. Só agora, que estamos realmente sentindo que estamos perdendo a nossa casa terra é que o ser humano está preocupado com essa questão. Parabéns pelo texto. Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir