quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura e Espaços Públicos


A maioria das pessoas deveria rever seu conceito a respeito da "periferia", dos espaços públicos,lugares aonde se cria o conhecimento,aonde as ONGS atuam,aonde as pessoas simples,de pouco poder aquisitivo vivem.Devemos ser capazes de ultrapassar os limites da escola: aonde há troca do conhecimento científico com o conhecimento popular.Através dos atores populares,de uma Folia de Reis,por exemplo,há uma enriquecedora cultura artística popular.
Nosso país é imenso e tem muita riqueza cultural.Mas,sabemos que se a mídia marginalizar uma forma de expressão,cito como exemplo o Funk ,que é tratado com preconceito pelas pessoas e pela imprensa,ele sempre ficará na marginalidade.Fica me perguntando sempre:-Aonde se dá o saber? Só nas Universidades? Será que o tocador de viola,o tocador do berimbau,o tocador do tambor,não serão formas de cultura?Acredito que devemos mudar nossos critérios e aceitar que há muita cultura no meio do povo,nos espaços da periferia também se faz e se vive a cultura.
Então para mim,CULTURA é o saber do povo,o saber popular,é a pessoa manifestar-se em diversas áreas,produzindo conhecimento.

4 comentários:

  1. Olá Rosi!!

    Nós, enquanto professores, devemos sem dúvida estar valorizando as diversas culturas e abrir espaços na escola para que essas culturas devam realmente ser resgatadas e respeitadas, levando o aluno a reflexão e ao conhecimento significativo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito quando você diz que no meio do povo também há cultura, que todos temos cultura.também gostei da imagem do terno de reis. Adorei!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Teacher Rosi!

    Gostei muito do seu comentário e também penso que o nosso Brasil é muito rico. Nós pessoas não nos valorizamos, é preciso acabar com essa hipocrisia, temos cultura por toda parte que olharmos, desde os lados mais pobres e simples do nosso país até os mais requintados e sofisticados. Temos sim que ter essa troca de conhecimentos e fazer acontecer.
    Um beijo e toda sorte na sua caminhada. Professora Áurea.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosi...

    Muito bom o seu texto. Concordo com sua afirmação falando sobre ultrapassar os limites da escola. Trocar o conhecimento cientifíco com o popular que vem a enriquecer a cultura do povo. O saber acontece em todo lugar: na escola, na universidade e também através dos atores populares. Sabendo disso, devemos também valorizar esse saber do entorno da escola.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir